sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Animação verde-amarela

Roberta tem 13 anos e assiste desenhos animados todos os dias. Questionada sobre seus favoritos, cita em primeiro lugar Padrinhos Mágicos, último lançamento tipo exportação do canal pago Nickelodeon, atualmente veiculado em outros dois canais por assinatura e na TV Globo. Seus outros favoritos também são animações produzidas em outro país. Pergunto se ela conhece algum desenho produzido no Brasil. Ela lembra apenas de Turma da Mônica, série muito mais conhecida nas bancas de jornal do que na televisão. Pergunto se ela conhece mais algum, e a garota balança a cabeça negativamente.


Atualmente, a TV Cultura conta com dez produções nacionais, das 12 horas de programação diária voltada ao público infanto-juvenil de segunda a sexta-feira. De acordo com Andréa Pinto, gerente de conteúdo do Núcleo Infanto-Juvenil da emissora, a escolha por programas importados é basicamente uma questão de custo. “As produções internacionais conseguem, por serem distribuídas em vários países, chegar com o valor do minuto bastante baixo se comparado com o valor das produções nacionais”, diz.

Os desenhos animados tem maior potencial de venda, pois, uma vez dublados, as crianças não os identificam como produções estrangeiras.Já sobre a produção de conteúdo infantil, Andréa fala sobre as dificuldades em se fazer uma produção nacional, porém já se podem ver mudanças neste cenário. “Tudo acontece, de certa maneira porque não há um mercado produtor de animação nacional que possa ser requisitado. Este cenário tem mudado nos últimos anos, com festivais de animação, leis de incentivo e concursos, mas para enfrentar a concorrência externa e a falta de capital interno das redes, muito ainda temos que andar”, relata.

De fato já estamos andando. Em parceria com a TV PinGuim, produtora de animações que já desenvolveu trabalhos como Rita e De onde vem, ambos veiculados na TV Cultura, o canal pago Discovery Kids lançou Peixonauta. Transmitido desde abril deste ano, a animação brasileira é veiculada nos canais da emissora em toda a América Latina. Voltado para crianças com idade entre 4 e 7 anos, o desenho trata de conceitos ligados a ecologia e sustentabilidade. Como a grande maioria das produções do canal, Peixonauta trabalha bastante a questão da participação do pequeno telespectador, propondo tarefas para que ele ajude a solucionar o problema proposto no episódio.


De acordo com Astrid Vasconcellos, gerente de Comunicações do Discovery Kids, Peixonauta tem a mesma qualidade que os demais desenhos da emissora infantil. “A série se encaixa perfeitamente na missão do canal: estimulam a curiosidade das crianças e ajudar elas a descobrirem mais sobre si mesmas e o mundo ao seu redor. As aventuras de lidam com temas diversos como diversidade da fauna, reciclagem, compostagem, contaminação da água e metamorfose por meio de uma linguagem dinâmica e lúdica”, conta. De acordo com Astrid, Peixonauta está entre os cinco programas mais assistidos em todos os países em que é apresentado, mostrando que o desenho animado produzido aqui é de boa qualidade.
*matéria realizada para o jornal-laboratório da faculdade. Obrigada à todos os que colaboraram!

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