quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Turma da Mônica

Acho que não sou a única que passou a infância entre as árvores e histórias do bairro do Limoeiro... Como recordar é viver, abrace seu coelhinho azul (ou seu plano infalível...) e vamos comigo por esse post!


Tudo começou a quase 50 anos atrás. Em 1959, Maurício de Sousa era repórter policial (!!!) do jornal Folha da Manhã (atual Folha de S. Paulo). Certo dia ele ofereceu aos seus redatores uma tirinha sobre um cachorro e seu dono – Bidu e Franjinha.

Suas tirinhas começaram a ser publicadas no jornal e no ano seguinte ganharam um personagem principal. Estou falando de alguém com apenas cinco fios de cabelo e que troca o “r” pelo “l” na hora de falar. Exatamente: Cebolinha acabava de surgir, mas na época ele não contava com o que viria a seguir...

Cebolinha é um menino esperto e brincalhão. Foi inspirado em um amigo que Maurício teve na infância, em Mogi das Cruzes. Mora com os pais e a irmã mais nova, Maria Cebolinha. Também tem um cachorro de estimação, o Floquinho.

Em 1961 Cebolinha conheceu seu melhor amigo, Cascão. Um garoto com “mania de sujeira” e fanático por futebol (torcedor fiel do Corinthians). Namora a Cascuda. Tudo ia muito bem até que Maurício apresentou ao público a irmã mais nova do personagem Zé Luis...

Mônica entrou em cena, e a roubou! A personagem, criada em 1963, fez tanto sucesso que deixou de ser simplesmente a encrenqueira irmã mais nova do Zé Luis para se transformar em personagem principal. Inspirada em uma das filhas de Maurício, Mônica tem uma personalidade bem antagônica; por um lado é uma menina forte, que não leva desaforo para casa, mas por outro é romântica e morre de medo de insetos.

No mesmo ano em que foi criada, Mônica conheceu sua melhor amiga (e minha personagem favorita...!): Magali. Também inspirada em uma filha de Maurício, é meiga e extremamente comilona. A Magali real conseguia comer uma melancia inteira quando criança, e essa carcterística foi emprestada a personagem. Ela tem um gato de estimação chamado Mingau e namora Quinzinho, o filho do dono da padaria.

A turminha saiu dos jornais em 1970, quando foi lançada a primeira revista Mônica. Dois anos depois saiu a revista Cebolinha. Acho que ele ficou tão inconformado de ter sido criado primeiro e ganhar uma publicação depois que não parou mais de criar planos infalíveis contra a Mônica, sempre convencendo o coitado do Cascão a participar também...

Hoje podemos encontrar a Turma da Mônica não só no gibi, mas em filmes, livros, brinquedos e outros tantos produtos que levam a assinatura de Maurício de Sousa. Esse mês tem Bienal do Livro, onde será lançada a revista Turma da Mônica Jovem, com os personagens adolescentes e um estilo semelhante ao do mangá (no AnimeFriends deste ano, os leitores já puderam conferir a edição número 0). Para mim, Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento, Tina, e tantos outros personagens são eternos. E você, o que me diz?


PS1: depois de escrever um post grande desses eu ainda tenho paciência para escrever esses PS’s? Com certeza...!
PS2: para quem ficou curioso, clique aqui e veja como ficou a Turma da Mônica Jovem.
PS3: culpo o jornal Folha de S. Paulo pelo nostálgico post de hoje.

10 comentários:

Anônimo disse...

esse negócio jovem até pode ficar legal, mais sei não se vira, afinal o original é o melhor e a beleza que eles tem, aah não sei, me chamem de antiquada mais eu prefiro o original, o primeiro.
Afinal eu cresci um pouco e continuo lendo meus gibis da Turma da Mônica :)

ótimo dia :*

Borboleta disse...

Não sou contra o envelhecimento (nem poderia ser), mas há personagens que se tornam ícones e deveriam parar naquela idade em que se consagraram.
Adorei a forma de sua narrativa (quer dizer, já adorava, havia muito tempo. Sou fã declarado).
Beijos carinhosos do Thiago

Camila :) disse...

heheeee =]
adorooo eleee auhauhauha x


http://imensidadx3.blogspot.com/

disse...

ah gatinha...taum bom lembrar da infancia neh?
te amo mto!
e lembro q a gente era mto parecido com isso...eu te pentelhava e vc me batia pq eu robava sua ana maria...hehehe
bjoks! te amooo

Nadezhda disse...

Li muito gibi da mônica quando era pequena. Ainda leio, quando possível. Só não compro porque ficaram muito caros, mas enfim..

Eu pareço a Magali´. Só penso em comida!

;)

Ana Beatriz Frusca disse...

Adoro Maurício de souza e até hoje tenho uma coleção de Mônicas,Magalis, Cebolinhas, etc.
Eu sou apaixonadíssima pela Mõnica!
Maurício de Souza se consagrou com essa turminha deliciosa.

Beijinho.

Nando Damázio disse...

Eu adorei a idéia da turminha jovem, é uma grande inovação. Claro que os baixinhos originais são eternos e nada vai roubar o lugar deles, continuarão sendo amados, mas é bom ter uma opção a mais.

Eu sempre curti a Tutma da Mônica, já até fiz um post sobre isso também, já tive coleção de gibis, era um viciadinho mesmo, haha.

Adorei este post, Carol.
Beijão!

meus instantes e momentos disse...

muito bom post. Parabens.
Tenha um belo domingo

Maurizio

Lord of Erewhon disse...

Até eu, que sou Português, sou fã... ;)

Anônimo disse...

A Magali é a minha preferida tbm. Amo essa turminha.Cresci com eles. Mas não vi o link pra ver a turma jovem ali nos PSs.
Adorei o post pq não conhecia a história da criação deles.
Bjs