quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CD - A crítica - Chiaroscuro




Crítiquíssima! Faixa por faixa pra você, querido leitor. Eis a nova obra-prima (será mesmo?) de Pitty: seu terceiro álbum de estúdio, Chiaroscuro.









01 – 8 ou 80
Pitty típica. Sua voz levemente rouca bem valorizada nesta letra que instiga o receptor. “Todo mundo tem segredo/Que não conta nem pra si mesmo”. E o verso que dá título à canção? Me identifiquei totalmente, afinal, eu também “não conheço o que existe entre o 8 e o 80”. Pessoas extremas são assim mesmo, não liga não...

02 – Me Adora
Ai Pitty, Pitty...o que aconteceu com a sua voz?! Triste escolha para compor um álbum tão bom, logo nem preciso falar da escolha dessa faixa como primeira música de trabalho. Não faz mais isso com você viu? Como você mesma diz, não desonre o seu nome.

03 – Medo
Ah, como é bom ouvir essa faixa depois do baque da anterior! Refrão grudento, logo uma boa pedida para que a nossa roqueira baiana se recupere da patinada de Me adora. Música forte, cantarolando-a até agora..

04 – Água Contida
Alguém traz um lenço pra Pitty? Mas não agora, pois ela está bailando um tango enquanto chora desesperadamente. É verdade, choro é alívio. Primeira faixa do CD em que Pitty mostra seu amadurecimento – ela chora mas é madura – sem escorregar no pop.

05 – Só Agora
“Eu nunca vou deixá-lo ir”. Essa música também não! No começo achei que seria uma nova Equalize, mas não foi bem assim que a coisa aconteceu. Música lounge, pra ouvir enquanto conversa com os amigos, além de ser muito boa para refletir, não somente sobre si mesmo mas sobre a própria cantora.

06 – Fracasso
Longe de fazer jus ao título, essa faixa é uma das melhores do álbum. Gostosa de ouvir, não sei porquê me lembrou Juliette and the Licks. Letra excelente também, falando sobre a fraqueza depois de um fracasso. Afinal, quando se ganha todo mundo quer comemorar com você. Mas quando se perde..

07 – Desconstruíndo Amélia
Não é só porque ela foi a mais apreciada pela crítica que eu vou cair de amores por essa faixa do CD. Entretanto, não tem como não fazer isso..é a Pitty reinventada! Letra excelente, melodia que acompanha com a força necessária. Se Pitty tivesse escolhido esta como sua música de trabalho, provavelmente só seria reconhecida pela voz inconfundível. O estilo é novo, e é ótimo.

08- Trapézio, que na verdade é Rato na Roda
Então, o encarte do CD está errado viu? A faixa 08 é Rato na Roda, não Trapézio. E essa é uma das melhores de Chiaroscuro. Força na letra e na música, ou seja, a cara da Pitty. Só não precisava acabar nessa batida mais ou menos de reggae..

09 – Rato na Roda, que na verdade é Trapézio
Diários de uma noite que passou e eu nem vi. A batida mais agitada é agradável aos ouvidos. Ponto pra Pitty nessa canção! Até coloquei um trechinho dessa letra no meu orkut..rs

10 – A Sombra
A voz de Pitty está mais suave nessa música, assim como a melodia. Nunca tinha ouvido uma música dela se conduzir assim tão tranquila. Letra intimista. Canção gostosa de ouvir, pra refletir e relaxar.

11 – Todos Estão Mudos
Para fechar o CD, música padrão de fechamento de CDs! Quando começou lembrei de Guerreiros São Guerreiros, faixa do álbum anterior. E percebi que estava acabando. Nossa roqueira fecha bem um álbum de altos e baixos, com batida e letra fortes, do jeito que a baiana gosta!






Resumo da ópera: vale a pena ouvir o CD inteiro? Vale sim. Mas se quiser se ater às melhores, fique com Desconstruíndo Amélia, 8 e 80, Fracasso e Rato na Roda. É uma nova Pitty essa de Chiaroscuro, sem dúvidas. Resta saber se, em alguns momentos, não sentiremos saudades de Anacrônico ou Admirável Chip Novo...

*Estou adorando os comentários que recebi até agora! Continuem comentando, mas sejam construtivos please. Conforme vou lendo o que vocês comentam posso melhorar o conteúdo desse blog que, como o nome já diz, é uma página pessoal. Quem estiver interessado em uma análise mais técnica do CD procure sites especializados, não saia clicando na primeira opção que aparece no Google ok? :)

*Gostaria de agradecer a "professora Vanessinha" pela aula de música. E peço perdão por ter usado o termo falsete de maneira errônea. Post já devidamente corrigido. ;)

11 comentários:

Somebody disse...

Desde o primero momento já senti falta deles....

Amanda Pinheiro disse...

Se sentir saudade, é só vc ir lá nas suas coisas, pegar os seus cd's e pronto..

Mudar é necesário, e a Pitty sabe muito bem como isso funciona...
Me adora.. pra que se preucupar com um falsete, quando se tem uma letra inteligente, que ao primeiro contato chega a espantar muitos com a palavra 'foda', mas, pequeno detalhe q se esquece, com o ritimo delicioso de se ouvir... e o clip masi delicioso ainda...

A música 'só agora' me lembrou do filho q ela perdeu... "Baby
Tanto a aprender
Meu colo alimenta a vc e a mim
Deixa eu mimar vc, adorar vc
Agora, só agora
Por que um dia eu sei
Vou ter que deixá-lo ir!" não sei se isso ocorreu com mais alguém.. mas eu simplesmente me lembrei.. ela parece mais intensa do q parece... eu parei pra pensar, quando escutei.

Resultado: um cd sensacional... já comprei o meu!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gabby . disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gabby . disse...

Simplesmente ridículo as pessoas se julgarem por um simples post. Tá, ser fã é uma coisa, agora não admitir quando um ídolo faz alguma besteira é falta de senso, fanatismo. Isso, eu e mais várias pessoas, costumamos chamar de POSER. Lembrando que blog é uma página pessoal, onde o autor tem o direito de falar do que quiser do jeito que quiser, afinal o problema é todo de quem escreve, ou vocês realmente acham que a Pitty vai se importar muito com que as pessoas falam ou deixam de falar dela? Cá entre nós, ela tem mais o que fazer. O CD mostra uma nova Pitty, aprovada na minha opinião. Mas não é só porque algumas pessoas gostaram que TODOS tem que gostar, afinal opinião não se discute. Mas vou terminando por aqui, pra que me rebaixar a certos níveis não é? Ah, quase esqueci : falsete, sim, é uma técnica usada especialmente pelo sexo masculino, PORÉM, também pode ser usada por mulheres, ok? ;)
- xoxo
Gabby

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gabby . disse...

Não obrigo e não obriguei ninguém a gostar de nada e nem ver pelo meu ponto de vista, a intenção era expressar uma opinião minha sobre o post e os comentários, coisa que eu nem deveria ter feito, mas beleza. E se eu passei uma informação errada de uma forma irracional, foi porque me passaram tal informação que eu achei que estava certa, mas não se pode discutir com uma professora de música sem nem ao menos ter uma base confiável sobre o assunto, então, como não sou de me rebaixar e errar é humano e completamente normal, peço desculpas.

Unknown disse...

Concerteza gabby, você não obrigou ninguém a nada ...

Simplesmente disse que é ridículo as pessoas se julgarem por um simples post.que ser fã é uma coisa, agora não admitir quando um ídolo faz alguma besteira é (falta de senso, fanatismo)

onde só dei meu comentario sobre o post SEM impor ninguém gostar do cd...e dizendo em todos os momentos que TODOS TEM O DIREITO DE GOSTAR OU NÃO...

Você esta mais do que no seu direito de expor suas ideias... mas vamos combinar que estou no meu também de expor as minhas...

A carol fez essas criticas, e ela esta no blog dela, e tem todo o direito de fazer o que quizer...concordo plenamente...

Eu li outras criticas dela à outras músicas do cd e até achei interessante...é tanto que só toquei no assunto em algumas musicas que ela criticou...não falei de todas...

Só fiquei chatiada com a forma que se referiu às musicas que ela não gostou...

porisso expressei minha opnião contra a atitude dela...
Acho que ela já esperava isso...
que as pessoas comentassem sobre...
E tenho certeza que ela não estava esperando que todos concordassem com ela...

até porque nem todo mundo pensa igual não é?

Errar é humano e normal sim... todos erram...
e minha intenção não era me vangloriar ou rebaixar ninguem pelo fato de ser professora...só tentei explicar o mal entendido sobre tal assunto...

enfim... isso gerou grandes conflitos de ideias ...

Se fui grosseira desculpe...
Não era minha intenção...
Acho que fui um pouco rude ao expressar minhas ideias...

Desculpe qualquer coisa...
em reconhecimento a isso vou excluir os comentarios feitos ok?

Acho que quem não deveria ter escrito aqui era eu... :)

Paulo Cesar Cabral disse...

Fãs são fãs. A maioria não consegue enxergar um palmo a frente do próprio nariz quando o assunto é "o ídolo". Logo ficam ofendidos, baixam o nível, te ofendem. Sequer conseguem manter um diáologo por muito tempo.

Estamos em uma sociedade que não aceita diálogos e conversas racionais. O fanatismo cega. Quem experimenta montar um blog e colocar sua própria opinião sempre será alvejado por pedras. Principalmente se você tocar em assuntos como clubes de futebol, artistas pop que estão na mídia (como Nx Zero, Pitty etc) e religião.

Carol, não esquenta, não apaga os posts. É melhor nem ligar, e responder aos que querem dialogar. Acho que você até bonzinho demais com a Pitty. Mas criticar artistas pop sempre é um saco. Logo aparece um bocado de fãs e seu blá,blá,blá...

Lembro de uma cena muito peculiar. Vejo na MTV a Pitty apresentando seu novo trabalho. Os fãs, na porta da MTV, conferem através de um monitor o pocket show. Sequer puderam entrar no estúdio. São jovens que aparentam pouca idade, usando roupas fuosforescentes e cabelas coloridos. Após uma canção, um jovem pergunta:

- Pitty, eu achei essa canção do último disco muito parecida com a canção de outro albúm seu, o ..., fala sobre superação.

A cantora baiana fecha a cara. Até mesmo seu fã havia percebido que ela sempre compõe sobre a mesma temática, e responde, de forma um pouco ríspida:

- Eu, eu não acho isso não. Não sei onde você viu isso. E vocês nem ouviram todo o albúm.

Sem mais.

Unknown disse...

q parada caskuda.

a carol tem direito d falar uq quizer,ate pq ela tah no blog dela i ela bota uq ela quizer.
mas acho q vc's taum si preocupando mto com as as opniões uns dos outros,

cada um acha uq quizer achar, se a mina curti pitty é um direito dela,
a galera tem que aceitar a preferencia dela
da mesma forma q ela tem q aceitar qm naum gosta da pitty.

eu acho q quando a carol colocou esse post ela sabia q naum ia agradar a todo mundo, seria ingenuidade dela pensar q todos iriam concordar

gostei do post mas é so a minha opnião,tem pessoas q vaum ler e q naum vaum gostar e isso tem q ser intendido pq ninguem pensa igual pow.

e aqui esta sendo julgado alem do trabalho dela a vida pessoal dela, a forma q ela trata os fãs, isso é um problema dela, as consequencias futuras saum dela i ninguem tem nada haver com issu.

eu n curto pitty como pessoa ,axo ela mto metida e esnobe mas nem porisso desrespeito o som dela,acho bacana as letras e melodias.

a conclusão é q kda um pensa du jeito q qr pensar,se todo mundu pensasse igual seria um sako.

porem vamus ter respeito tanto com qm naum gosta da pitty quandu os q gostam ok?

:P

Unknown disse...

prezada carol,pitty é uma deusa realmente a mudança,de um album para outro é cois que deixa receio,ficamos apegados as faixas anterires e nao aceitamos mudar de ares,todos os cantores falam em evoluçao,de um disco para outro,mas como marcus henrique falou precipitadamenra,voce nao tem o direito de ''falar o que quer''tem direito sim de expressar sua opinioes,que por mim foram aceitas,mas quando voce se presta a detonar alguma coisa voce esta se igualando a um fanatico que nao consegue ouvir uma crtica.abrços adorei seus comentarios!!