domingo, 16 de agosto de 2009

Exclusiva

Que cada pessoa no mundo é única é uma coisa que eu não preciso falar. Deixe que os livros de auto-ajuda façam isso por mim. Mas o que acontece (e é bizarro) é a busca que as pessoas tem pela exclusividade, em ser única. Uma matéria da Uma me fez perceber isso..




Se somos por natureza todos diferentes (até gêmeos idênticos pensam diferente) por que essa procura por coisas que sejam exclusivas? Seja uma jóia ou uma roupa, não passam de superficialidades. Se a peça for a mesma, cada um a usa do jeito que prefere, com as combinações que achar interessante. E gosto ninguém tem igual.

Já que entramos no tema “gosto”, e as pessoas que querem se dizer alternativas e começam a gostar de determinadas coisas só porque são diferentes? Curtir bandas que ninguém conhece faz com que você se feche um pouco (ou muito em casos mais crônicos) para o que está acontecendo no resto do mundo e acabe perdendo coisas que poderiam ser válidas para você. De acordo com alguns amigos, eu mesma curto artistas que ninguém conhece. Mas não dispenso o padrão por nada!

Admiro as pessoas que prezam pela originalidade. Mas isso não seria necessário se nosso mundo não fosse tão pasteurizado, como uma professora minha costumava dizer. São duas correntes que insistem em se cruzar: a comum e a diversa; pessoas que querem ser iguais em busca de certa inclusão social (entenda-de: panelinhas) e as que querem ser totalmente diferentes do resto (talvez para de algum modo serem admiradas por isso). E claro, as que se instalam no meio termo, como esta que vos fala.

Resumindo: viva a diferença! Ninguém é igual a ninguém, você não precisa se esforçar para ser diferente. Seja apenas você mesmo. (ok, depois dessa já posso escrever meu best-seller pela Sextante rs). E, na boa, sem surtar quando alguém aparecer em uma festa com a roupa igual a sua. Sinal de que bom gosto cabe em qualquer um...ou não, sei lá...

Pessoas! Estou agora colaborando para o blog Filé com Fritas, escrevendo sobre gastronomia. Clique aqui, visite, comente e faça uma blogueira feliz! :D

Nenhum comentário: