domingo, 23 de agosto de 2009

Crítica - Brüno


Antes de ir ao cinema ver o novo filme de Sacha Baron Cohen, li e ouvi todo tipo de crítica. Uma coisa é certa, há quem ame o trabalho dele, e há quem o ache repugnante.

Brüno apresenta o programa de moda mais visto nos países de origem germânica, à exceção da Alemanha. Sempre ditou moda, definindo o que era “in” ou “aus”. Mas, após um incidente no desfile de Agatha Ruiz de la Prada (que realmente aconteceu) foi banido das listas vips. Decide então ir para os EUA e se tornar uma celebridade.

O personagem de Cohen vai fazer de tudo para se tornar famoso, e com isso critica o mundo hollywoodiano, mas do seu jeito. Cria seu programa de entrevistas (destaque para a entrevista exclusiva com Harrison Ford...), adota uma criança africana (e participa de um programa à la Márcia para defender seu direito de paternidade), tenta se tornar heterossexual e grava uma música com vários artistas, cuja letra diz “Brüno é a pomba da paz” e coisas do gênero..

Na platéia muitas pessoas se revoltaram com as cenas do filme. Afinal, Sacha Baron Cohen é assim e ponto. Seus filmes tem sua marca (normalmente é a nudez), mas, moralismos a parte, é um filme que ao mesmo tempo que nos faz rir nos deixa pensando no que realmente é o mundo das celebridades. A cena em que pais de crianças dizem que farão o possível (inclusive submeter os pequenos a dietas e lipoaspirações) para que eles participem da campanha publicitária que Brüno pretende fazer é de matar..e não é de rir.

A mistura de cenas de estúdio com cenas reais faz da obra de Cohen um novo sucesso, afinal Borat é tão 2006! Se vale a pena assistir? Vale pela crítica e pelo cômico...mas não pague para ver este filme se você não está a fim de ver cenas extremamente sexuais (como a que Brüno visita uma casa de swing na tentativa de se tornar heterossexual) e vários nus, com direito a close no... bom, precisa falar? rs



* clique aqui e veja a cena da “invasão” de Brüno ao desfile de Agatha Ruiz de la Prada. Cohen consegue misturar muito bem cenas reais e fictícias.
* clique aqui para ver o dicionário do vocabulário de Brüno. Engraçadíssimo...

Nenhum comentário: