domingo, 6 de julho de 2008

Ataque gastronômico I


Hoje resolvi falar sobre palmito, um alimento que nem está na minha lista de favoritos. Contudo não falarei sobre qualquer palmito...

Existem três tipos de palmito: o açaí (sim, a árvore que produz esse fruto é da mesma família da árvore do palmito), o juçara (básico, encontrado nos mercados em conserva) e o pupunha. Por que o pupunha não teve parênteses? Porque ele merece um post inteiro.

O palmito pupunha é típico da Amazônia e está se tornando cada vez mais popular tanto em mesas brasileiras quanto estrangeiras. Tem sabor suave e é extremamente versátil. Já imaginou doce de palmito? Pois existe!

Este tipo de palmito é mais barato que o palmito juçara, e eu digo o porquê. A árvore que produz o juçara demora de 8 a 12 anos para alcançar o chamado "tamanho de corte" e, quando o palmito é extraído, a árvore morre (fundo musical dramático...). Já a árvore que produz o pupunha pode alcançar o ponto de corte em menos de dois anos e após a extração do palmito ela ainda pode reproduzir, crescer e produzir mais.

Pois bem, o movimento em prol do palmito pupunha começou! Ainda mais sabendo que a árvore que produz o juçara está entrando em extinção... (um pouco mais do fundo musical dramático...).

Bom apetite a todos!


*ataque gastronômico provocado por matéria da revista Prazeres da Mesa de Junho/2008.

2 comentários:

Liz / Falando de tudo! disse...

Quando eu era criança minha mae trabalho no Para numa fabrica de palmito, por isso sempre comiamos, e logico acabei enjoando, até hoje nao como!
Linda passando mais uma vez pra te deixar um carinho,
Liz

Carol Fontes disse...

Carolllll

fui ver o minhapenna e aí vi o "comercial" das crônicas e vim ver... ai sempre gostei mais de crônicas e adorei as suas. Cara eu ri com a pausa do fundo musical... hahahha
Mas uma pergunta me aflinge(exgerooo) quantos blogs vc tem? e como q vc consegue dar conta de tudo? É incrivel! hahahahhahahaha
Agora me da licença q eu vou comer palmito... de açai não de pupunha pq não gosto do de pupunha...hahahah
bjão Cá