sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Ataque gastronômico III

Já deixei bem claro por aqui o quanto sou apaixonada pela Pixar...e também por gastronomia... E quando surge um filme que une as duas paixões eu me realizo!


Mas você leu direito; hoje é dia de ataque gastronômico, não de crítica de cinema. Vou falar do ratatouille prato, não do filme.


Imagine várias famílias camponesas, simples e que vivem do que produzem. Sim, remonte seu pensamento para a Europa do século XVIII, que ainda não foi atingida pelo Iluminismo. Como só podem contar com o que tem, essas pessoas criaram um prato cujos ingredientes principais eram colhidos na horta de casa: berinjela, tomate e pimentão.


Sim, o prato degustado pelo temido crítico Anton Ego estava nascendo. O nome ratatouille pode até lembrar Remy ou qualquer outro rato, no entanto significa "picar, triturar" ou "ragoût (guisado) de legumes".


A receita típica de Provence (na França) pode ser tanto uma entrada sofisticada quanto um prato principal que agrada em sua sutileza. Pode ser servido quente ou frio.


PS1: eu fiquei um tempão procurando uma figura do Remy preparando o ratatouille, mas não achei. Vai essa mesmo então...

PS2: caso você esteja a fim de preparar esse típico prato mediterrâneo, clique aqui e pegue a receita.

5 comentários:

Borboleta disse...

Sabe que eu já fiz? E há variações, não? Delícia.
Beijos, muitos, carinhosos, do Thiago

Ana Beatriz Frusca disse...

Vc é das minhas: amo a pixar...principalmente quando ela fazia parceria com a Disney e amo comer!
Vou pegar a recita e olhar o teu outro blogue.
Bom fim de semana!
Beijinho.

Bella disse...

Ah,já experimentei, mas eu detesto berinjela...aushaushaush
Tb amo a Pixar! E adorei esse filme...
Abraços!

Nadezhda disse...

Eu gosto de cozinhar, vou ver a receita. Só não gosto de comer o que eu cozinho.

;)

Anônimo disse...

dps que vi o filme deu vontade de experimentar o/ :)