segunda-feira, 4 de agosto de 2008

O que é auto-escola

Dentro de poucos meses completarei um ano dirigindo. A vida sobre quatro rodas trouxe novas experiências, alegrias e tristezas.



Acho que tudo começa quando se decide aprender a dirigir. Pode até não parecer, mas este é um grande passo na vida de uma pessoa. Ela está prestes a sair do mundo dos pedestres em busca de uma nova realidade.

Interessante ver como as pessoas abominam o CFC. Não, não estou falando do gás que abre buracos na nossa camada de ozônio...(esse sim é abominável!). Refiro-me ao Curso de Formação de Condutores, que é considerado pedante e desnecessário por alguns futuros motoristas.

Tenho sincero medo desses motoristas...No CFC aprendemos a teoria a ser colocada em prática nas ruas. É claro que parte do conteúdo ministrado é óbvio, e que as aulas de direção defensiva poderiam ser menos chocantes. Contudo não devemos tomar essa parte pelo todo.

Curso concluído, prova teórica realizada. Está na hora de começar a dirigir, de finalmente conhecer o carro não mais como passageiro. Hora de saber onde liga a seta, como engatar as marchas corretamente, estacionar a um palmo de distância da guia e não deixar o carro morrer (muito).

Sem esquecer da baliza, lógico. Esse medo que circunda a última parte da prova prática de direção é algo universal. São aulas e aulas memorizando pontos específicos do espelho, girando o volante incessantemente (quem precisa de academia?) e aguardando na fila de carros aprendizes a sua vez.

Enfim, é chegado o dia da prova prática. Como não fui aprovada de primeira (nem de segunda) tenho algumas histórias para contar. Tudo começa no ir para a avaliação. Quando pessoas diferentes encontram-se em situações semelhantes, se estabelece um vínculo. De uma coisa não posso reclamar: sempre tive com quem conversar enquanto esperava para fazer a prova.

Pode demorar, mas sua vez chega. Hora de entrar no carro e conversar brevemente com seu instrutor, cuja obrigação é tentar deixar você mais calma. Porém o meu instrutor sempre parecia mais nervoso do que eu, e nervosismo pega pelo ar. Quando fui aprovada não estava com o meu instrutor. Entretanto não vou aqui culpá-lo por minhas falhas, isso seria simples demais.
Sai o instrutor, entra o fiscal. É dada a largada! Mas vá devagar, é proibido engatar a terceira marcha durante a avaliação. Testa-se tudo: ladeira, rotatória (que muitos motoristas veteranos desrespeitam), estacionamento e, por fim, baliza. Agora é esperar pelo resultado, se bem que podemos conclui-lo pela cara do fiscal ao sair do carro. Na terceira tentativa ganhei o esboço de um sorriso. E minha permissão para dirigir.

5 comentários:

Borboleta disse...

Delícia enquanto crônica, afligente enquanto realidade.
Beijinhos carinhosos do Thiago

Liz / Falando de tudo! disse...

Ah, eu tô com mais de 30 e nem sei como ligar um carro, na verdade nao tenho vontade de aprender, mas meu marido vive me dizendo que ta na hora de entrar numa auto-escola!
Linda, passei pra te deixar um carinho,
Liz

Ana Beatriz Frusca disse...

Se aprendemos a ler e a escrever pq não a dirigir?

Beijos.*

Camila :) disse...

éeh
eu aindaa naaum sei dirigir
kero aprender auhuhauh

http://imensidadx3.blogspot.com

Nadezhda disse...

Eu não sou muito calma. Perco a paciência fácil mesmo estando no passageiro. Tenho até um certo medo de dirigir ;)