domingo, 17 de agosto de 2008

Ataque gastronômico IV

Bom, faz um tempo que eu não tenho um de meus ataques por aqui...e nada melhor do que um doce para me reanimar a falar de comida!


Petit gateau em francês quer dizer “pequeno bolo”. Qualquer pequeno bolinho. Qualquer bolinho é petit gateau! Enfim, foi com esse nome que a sobremesa composta de bolo de chocolate com recheio cremoso e sorvete fez e faz sucesso no mundo inteiro.

E como os franceses fazem quando querem comer um petit gateau? Pedem um Moelleux au Chocolat, ou Mi-cuit. Chique né? Mas vamos falar de como essa delícia chegou até nós. Ou não, afinal não se sabe bem ao certo como surgiu o petit gateau. Tudo indica que a sobremesa surgiu de um erro (realmente, é errando que se aprende...). Alguém tirou os bolinhos de chocolate do forno antes do tempo e teve essa tentadora surpresa!

Foi na década de 1990, em Nova York, que o moelleux virou petit gateau, chegando ao Brasil cerca de cinco anos depois. Uma coisa é certa: é uma sobremesa que encanta e delicia pessoas ao redor do mundo inteiro! E por falar em coisas certas, mais uma pra vocês: se você vai pedir petit gateau depois do almoço, não exagere. Por mais tentador que seja, não peça esse doce depois de uns pedaços de lasanha ou de um churrasco. O petit está só no nome; estamos falando de uma sobremesa pesada.

PS1: para quem quiser fazer o petit gateau em casa, clique aqui e pegue a receita.
PS2: sabiam que o chantilly também foi resultado de um erro? Errar é humano, comer doces também...
PS3: pois é, mais um post pequenino...essa tal de “volta as aulas” faz com que eu não me dedique ao blog tanto quanto gostaria...
PS4: ...mesmo assim, espero que vocês estejam gostando!
PS5: ganhei dois selinhos novos...eeeee!!! Obrigada Carol, minha carioca favorita...! rs
Repasso ambos para Bruna e Thiago..!

8 comentários:

Ana Beatriz Frusca disse...

Adoro bolo, chocolate e sorvete. Já cliquei na receita e vou pedir pra minha mãe fazer.
Ah, eu também não bebo uma gota de alccol sequer...e nem tenho a mínima vontade...hahahaha!
Parabéns pelos selos.

Beijos.

Blog su blogger di Tescaro disse...

Hola Carol é um prazer receber seus comentários e o A a visita apreciar está muito aqui. Eu esperei-o ainda a. Desculpa para meu português nao bom. Eu introduzi-o entre o por Italy dos dias dos buenas dos amigos do blog da mina (1 comentário): -))

Anônimo disse...

isso deu agua na boca :x UAHUAHUAHAU eu sempre quis comer isso :~

aaah obg pelos selinhos :D
e realmente:
aqui tem um bando de louco, louco por Jesus Cristo o/

Que Deus te abençoe

Anônimo disse...

Humm...uma das melhores invenções até hoje.
Mais uma história que eu não sabia...rs. Quem diria que resultou de um erro, né? Interessante!!
E obg tbm!!
bjs

Nando Damázio disse...

Hum, eu adoro esses bolinhos...
Sempre que vou no mercado acabo comprando uns pacotinhos de "Ana Maria", haha...

Ah, o champagne também surgiu de um erro, era pra ser vinho. ^^

Beijo, Carol!

Liz / Falando de tudo! disse...

ah, eu nao partilho dessa mania de doces, e apesar de eu nao gostar de doces minha sogra fez questao de me ensinar como fazer o petit gateau, pois é uma tradiçao, me deu as formas e tudo, estao guardadas até hoje!
gosto so de sorvete, aqueles de bolinha...rs, nada chic , né?

Nadezhda disse...

Eu aodro doces!

E mesmo a sobremesa sendo pesada, eu arrisco assim mesmo. Não reflete no corpo, mas minha pele fica um horror!

;)

Klatuu o embuçado disse...

Gastronomia não funciona comigo: como tudo! :) Daqui, dali, tanto dá - penso até que devo ter tido muitas vidas passadas como soldado, tenho um apetite de combate! Quando toda a gente se queixa da comida, eu já tou repetindo! LOL!!!

Mas talvez seja apenas de ser um homem alto! Ou então sou um triturador alienígena de lixo humano e Deus não me disse... JAJAJAJAJA!!!