domingo, 9 de novembro de 2008

Visão de uma jovem adolescente

Quando questionada se era criança, adolescente ou jovem, Gabriela me responde com outra pergunta: qual a diferença entre jovem e adolescente? Ela não se considera mais criança, e o modo como se comporta ao longo da entrevista ratifica isso.



Comenta que não assiste muito a programação oferecida pela televisão. Prefere fazer outras coisas, a TV lhe dá sono. Não é um comportamento comum na sua idade, e ela tem consciência disso. Fala como os amigos são capazes de passar mais de cinco horas na frente do televisor com extrema facilidade, proeza que ela só alcança nas férias.

De acordo com Gabriela, a televisão aberta está cheia de “programas porcaria”. Ela é uma das poucas jovens do país com acesso à canais pagos, e usufrui disso não com tanta responsabilidade quanto quer mostrar. Diz que assiste basicamente seriados, às vezes um filme. Contudo é o tipo de programação eternamente reprisada em alguns canais da TV aberta para atrair pessoas nessa idade.

“De novelas eu gosto, mas não de tudo que passa nas novelas”, diz quando pergunto o que ela assiste fora dos canais por assinatura. A jovem tem consciência de que muito do que é passado nas novelas não condiz a sua faixa etária. Para Gabriela a televisão não está ficando mais violenta, mas mostrando cada vez mais o seu “lado mais feio, para sacanagem”.

Para ela a televisão deveria ser mais educativa, preocupada em realmente passar alguma coisa consistente para quem assiste. Acha que faltam programas que tratem da questão ecológica e ambiental, enquanto muitos creem que a TV está saturada deste assunto. Talvez falte programação desse tema para a idade de Gabriela, que compõe a geração que vai cuidar do planeta daqui a alguns anos.

2 comentários:

Nadezhda disse...

Mesmo lingando a tv todo dia, não fico mais que meia hora assistindo. Não tenho muita paciência.

Mas na minha opinião a tv está saturada de programas repetitivos.

;)

Juan Carlos disse...

eu me considero jovem e adoro uma televisão...
hahahaha
dependendo do canal, nós podemos tirar um proveito incrível...
mas, as pessoas preferem assistir a flora
uhaeuhaehuaehuae
beijão, nega
=D
preciso dizer que te adoro?