terça-feira, 25 de novembro de 2008

Prato frio

Passando pelas ruas engarrafadas de São Paulo, fiquei presa atrás de um carro com a seguinte frase no vidro traseiro: “Desejo em dobro tudo o que você deseja pra mim”. Imagine quantas pessoas não ficaram ainda mais irritadas no trânsito só de lerem tal sentença. Não podemos dizer que a frase não surtiu efeito, realmente o stress foi dobrado, porém isso só aconteceu porque ele lembrou ao motorista parado atrás do carro há quantas horas ele estava dirigindo, o quanto sua perna já está doendo, os compromissos que ele terá no dia seguinte e o novo engarrafamento que terá de enfrentar.


Assim como este adesivo é o sentimento de vingança, e também o seu posterior ato. Quando algo mal acontece conosco, temos muitas vezes necessidade de revidar, de fazer o outro sentir ao menos em parte o que sentimos. Mas com o passar do tempo aquele que nos fez mal pode até esquecer-se do que fez, ou mesmo se arrepender e não pedir desculpas. Entretanto em nós o sentimento de “pagar na mesma moeda” pode ter crescido a cada dia.

“A vingança é um prato que se come frio”. O provérbio salta das aventuras de Star Trek, passa pela obra de Tarantino Kill Bill e chega aos nossos olhos com o mesmo impacto. Quem tem fome de vingança não se importa com o tempo passando. Sua preocupação é concretizar aquilo que está em sua mente, independentemente do lugar e do momento. A vingança é um prato frio para quem sofre suas consequências; para quem a executa, ele está em constante reaquecimento.

A Noiva, personagem de Kill Bill representada por Uma Thurman, iria viver o dia mais feliz de sua vida. Como isso não acontece, e de forma bastante violenta, ao se recuperar faz uma lista de todos os envolvidos na chacina em que seu casamento se transformou, e resolve matar um por um. Muitas vezes são tão pequenas as coisas ruins que guardamos na memória; por bem menos que isso surge uma forte busca por vingança.

No dia 18 de setembro, o ex-jogador de futebol Thiago Jotta da Silva foi espancado e baleado. Depois de quase uma semana internado, faleceu. A polícia suspeita que o crime tenha sido organizado pela ex-noiva do jogador, por vingança, uma vez que ele não queria mais se casar. Em seu carro foram encontradas marcas de sangue e ela foi detida. Para quem está de fora, essa história parece retirada do jornal Notícias Populares, mais um crime sem razão. Para aquela mulher, era o seu prato frio, requentado pela memória e por um desejo não concretizado.

Vingar-se é jamais esquecer. Encarnar A Noiva criada por Quentin Tarantino ou a ex-noiva da vida real consiste simplesmente em manter um sentimento que não leva à lugar algum. Um lembrete do passado que empata o tempo presente.

Um comentário:

Nadezhda disse...

Vai ver a intenção do adesivo não era essa.

Já tentei várias vezes assistir esse filme, mas não consegui. É exagerado demais e desisto no começo.

Mas acho que a vingança é um prato que pode te engasgar no final.

;)