segunda-feira, 7 de março de 2011

Carolvalesca

Minha relação com o Carnaval não nasceu ao ligar a televisão esta noite. Confesso que sempre admirei o Carnaval pela sua beleza, suas cores. Tenho escolas favoritas, tenho parente que chora ao ver desfile, sou uma das poucas da minha espécie que, com 21 anos, sabe sambar, e em cima do salto de preferência.


No entanto, não me imagino desfilando em uma escola, em cima de um carro alegórico e com uma roupa menor que as que eu uso para ir à praia. Um dia gostaria de assistir ao desfile ao vivo, e neste ponto (talvez somente neste) deixo-me ser mais carioca que paulista. Queria ver o Carnaval na Sapucaí, queria ver o desfile da Beija-Flor, queria cantar até perder a voz.

Desfile da Beija-Flor ano passado. A escola é a última a desfilar hoje.

Samba é um ritmo delicioso. Pagode, para mim, é detestável, mas samba é tudo de bom. É brasileiro, fruto de misturas, como cada um de nós. Tenho para mim que não existe brasileiro imune a esse ritmo. Pode ser gótico, punk, emepebista, funkeiro, o que for. E pode até não saber sambar. Levante seus indicadores para o céu, mexa seus pés ao ritmo da música e considere-se contagiado.

Já vivi vários carnavais, bem diversos. Já comecei o feriado sabendo cantar metade dos enredos de todas as escolas. Já viajei de sexta-feira a noite e fiquei horas na estrada. Já aprendi e viajei no sábado de manhã, ainda curtindo os samba-enredos. Já me perguntei porque eles tem títulos de pelo menos duas linhas. Já viajei para retiro espiritual. Já trabalhei todos os dias e folguei na quinta-feira, quando a festa acabou. Já morguei em casa o feriado inteiro, ficando deprimidíssima quando a apuração acabou. Já xinguei nota baixa para a Beija-Flor. Já comemorei cada 10 que receberam.

Enfim, esse é o meu Carnaval. Uma festa que para o país, que continua começando a trabalhar só depois que da quarta-feira de cinzas. E o seu Carnaval, como costuma ser?

Nenhum comentário: