sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mago listrado

Se tem uma coisa que eu tenho escutado bastante quando o assunto é Copa do Mundo é "zebra".
E não é porque a Copa é na África...

Talvez até seja. Esse campeonato está cheio de zebras. Quem diria que a Eslováquia se classificaria para as oitavas de final? E mais: que mandaria a atual campeã, Itália, para casa mais cedo?!

Vamo tutti pra nuestra casa ver Passione na tela!

Enfim, antes que alguém me mande calar a boca, vou direto ao assunto (será que Galvão Bueno precisa de um blog para suas filosofias?): estamos felizes com a classificação da Eslováquia. Porque simplesmente amamos zebras.

Novamente não estou falando dos animais fofinhos que correm pelas savanas. Gostamos das zebras futebolísticas, de jogos ganhados de virada ou pelo time mais fraco. Se forem os dois, melhor. Nossa emoção vai a mil! O famoso "torço para quem está ganhando" perde o sentido.

Cena comum: jogo Eslováquia x Itália sendo assistido na empresa. Deveria ter uma centena de pessoas naquele espaço...e, sinceramente, só vi uma realmente torcendo para os azzurra. Todos queriam Eslováquia: gritavam, xingavam o juiz e vibraram com cada um dos gols que montou o placar que levou Canavarro e sua turma de volta para a casa.

Todos queriam a tal zebra. A mudança. Algo diferente para animar essa Copa de times tão iguais. Queremos mais jogos como esses, que nos façam passar nervoso! E não queremos que o Brasil precise virar uma zebra para recuperar sua auto-estima. Acho que nem preciso comentar sobre a partida de hoje...

Um comentário:

Rafael Balago disse...

Acho que uma ou duas zebras até animam uma Copa (como Senegal, em 2002). Mas se elas são muitas, a Copa fica mais fraca, perde a graça. Fica parecendo que não há times fortes, e todos estão com o copo meio vazio.

E as pessoas nem sempre torcem pelas zebras. Tão pouco se importando se a Eslováquia passou, só pensam que a Itália tá fora do caminho.