domingo, 25 de abril de 2010

Da pop art ao gagaísmo

Querido leitor, isso é uma obra de arte para você?
Para uns, uma simples lata de sopa. Para outros, uma das principais obras do mestre da pop art, Andy Warhol. Quem estiver em São Paulo pode conferir um pouco mais na exposição Mr. America, na Estação Pinacoteca. Eu fui...

...e me decepcionei. Quando comecei a me interessar pelo trabalho de Warhol estava no primeiro ano da faculdade. Lembro-me de uma aula fria (não pelo inverno, mas pelo ar condicionado da sala) em que uma professora chatinha não sabia falar Warhol. Ela soletrou, eu anotei. E ficou por isso mesmo. Alguns meses depois me encontrei com este nome novamente em uma reportagem da Bravo!. A matéria reabriu meus olhos para o mundo da pop art: o mundo do óbvio onde nada é tão óbvio assim.

O tal american way of life se podia resumir em “beba Coca-cola e consuma o quanto seu bolso puder aguentar”. E Warhol, juntamente com todos seus colegas da Factory, faziam graça de tudo isso. Se a base do mundo é o consumo, uma lata de sopa reproduzida mil vezes é arte. Aliás, essa é a grande ideia do mundo pop: a reprodução. Quanto mais e mais vezes, melhor.

Voltando a exposição Mr. America... Dois andares da Estação Pinacoteca tomados pelas principais obras de Andy Warhol. Acompanhada do meu namorado, vi as latas de sopa Campbell, as Marylins Monroe em múltiplas cores, os retratos dos artistas que frequentaram a Factory em seus anos de glória. Mas faltava alguma coisa, ou talvez não faltasse nada. Só fazemos parte de uma sociedade ainda mais imersa no mundo do consumo, da reprodução. Evoluimos da informática para a web 2.0, das bandas revolucionárias para o excesso de videoclipes, das folhas de alumínio da Factory para os figurinos Armani de Lady GaGa.

Aliás, quem precisa discutir arte pop em um mundo onde temos Lady GaGa?

* Quem se interessou pela exposição Mr. America, clique aqui para mais informações. E não confundam Estação Pinacoteca com Pinacoteca do Estado ok? (eu fiz isso rs)
* Vi o termo “gagaísmo” na Serafina desta semana e adorei. Pessoas, eu adoro Lady GaGa, ok? Estou inclusive preparando um post sobre ela. E viva a atual pop art!

Nenhum comentário: