sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O ar de Paris

Ela estava em um dos cantos escondidos da exposição. Atrás de uma redoma de vidro se escondia mais vidro. A placa informativa ao lado dizia "O ar de Paris".




Em meio à tantas obras espalhadas aquela pequena garrafa chamou minha atenção. Como assim, o ar de Paris? Comecei a imaginar o artista em frente a torre Eiffel, abrindo a garrafa, aguardando alguns minutos e lacrando para sempre aquele ar parisiense. Comecei a pensar o quanto esse meu pensamento era ridículo. Comecei a pensar quantas pessoas pensaram o mesmo que eu e disseram "eu poderia ter feito isso. Isso não é arte!". Discordei delas.


Aquele objeto que eu olhava com tanta atenção não era qualquer garrafa cheia de ar, era O ar de Paris. E por um momento pude sentir o ar daquela cidade, mesmo que eu nunca tivesse estado lá. Os perfumes, as flores, os restaurantes mais estrelados do que o céu poluído da nossa cidade. Uma tosse me trouxe de volta ao museu, mas rapidamente retornei à capital da moda. Ouvi o farfalhar dos vestidos e senti o cheiro de tecido novo.


Pude quase sentir o gosto da champagne borbulhante. Senti a brisa tocar meus cabelos enquanto saboreava um croissant com café. Ah, o cheiro do café... Todos aqueles aromas não paravam de inundar minha alma. Até que, em um ato repetitivo, olhei para o relógio. Precisava ir embora do museu ou me atrasaria para outro compromisso. Não pude ver o restante da exposição, mas prometi a mim mesma que voltaria. Quem sabe voltaria à Paris também...


PS1: a obra "O ar de Paris" realmente existe. Foi feita por Marcel Duchamp em 1919, e uma réplica dela estava em exposição mês passado no MAM (Museu de Arte Moderna) em São Paulo. PS2: vou elaborar uma pequena revista sobre essa exposição como trabalho de Estética e História da Arte...achei que não podia faltar uma crônica...rs
PS3: nada como Edith Piaf de trilha sonora para se chegar a Paris em um piscar de olhos...

5 comentários:

Anônimo disse...

adorei seu post hoje *-*
super bacana e envolvente :)

ótimo final de semana ;@

Nadezhda disse...

Nunca estive em Paris, mas acredito que o Ar de Paris seja algo bem parecido com "Pude quase sentir o gosto da champagne borbulhante. Senti a brisa tocar meus cabelos enquanto saboreava um croissant com café. Ah, o cheiro do café..."

;)

Anônimo disse...

E Duchamp conseguiu fazer o que queria, fez você imaginar o ar de Paris e vivenciá-lo.
Acredito que é a melhor coisa para um artista ^^

Beijoss

Edificarte disse...

bom dia..

parabéns pelo seu blogger
quando der visite o meu
deixe recado

abraços

zeminian disse...

ola gotei mto do seu texto, parabens! ha espero quer va para paris. dizem que os franceses nao cheiral la mto bem! sei la mais isso e outra historia kkk..abs prazer em visitar o blog.